O terno chinês moderno da túnica é um estilo do traje masculino sabido tradicional na porcelana como o terno de Zhongshan, e mais tarde como o terno de mao) .Sun Yat-sen introduziu o estilo logo após a fundação da República da porcelana como uma forma de vestido nacional Embora com uma implicação claramente política e mais tarde governamental.
origens
Quando a República foi fundada em 1912, o estilo de vestir usado na China foi baseado no vestido Manchu, que tinha sido imposta pela dinastia Qing como uma forma de controle social. Os revolucionários chineses de maioria Han que derrubaram os Qing foram alimentados pelo fracasso do Qing para defender a China e a ciência em comparação com o Ocidente. Mesmo antes da fundação da República, formas mais antigas de vestido chinês estavam se tornando impopulares entre a elite e levaram ao desenvolvimento do vestido chinês que combinava o changshan eo chapéu ocidental para formar um vestido novo. O terno de Zhongshan é um desenvolvimento semelhante que combina a moda ocidental e oriental.
Depois de repetidas tentativas de ganhar apoio e reconhecimento por parte dos países ocidentais, o governo do Partido Nacionalista em Canton liderado por Sun ganhou ajuda (consultores e armas pequenas) da Rússia soviética, que o considerava um provável aliado revolucionário contra os interesses ocidentais no Extremo Oriente; O nacionalismo chinês na época (dos portos tratados e as discriminações extraterritoriais) estava fortemente infectado com ressentimento contra o Ocidente. Como resultado desse alinhamento geopolítico, a Sun concordou em permitir que o Partido Comunista Chinês nascente se juntasse ao Partido Nacionalista - como membros individuais - não como uma união, combinação ou aliança de partido-partido. Como resultado, os primeiros membros do Partido Comunista adotaram o traje como uma marca de adesão ao Partido
Nacionalista.
Após a morte de Sun Yat-sen em 1925, a mitologia popular atribuiu um significado revolucionário e patriótico ao terno de Zhongshan. Os quatro bolsos foram ditos representar as quatro virtudes citadas no Guanzi clássico: Propriety, justiça, honestidade, e vergonha. Os cinco botões de centro-fronteira representavam os cinco Yuans (ramos do governo) - legislação, supervisão, exame, administração e jurisdição - citados na constituição da República da China e os três botões de punho para simbolizar os símbolos de Sun Yat-sen Três Princípios do Povo: Nacionalismo, Democracia e Meios de Subsistência do Povo. Finalmente, ao contrário dos trajes do estilo ocidental que são geralmente compostos de duas camadas de pano, a jaqueta está em uma única peça - simbolizando a unidade ea paz da China.
Desenvolvimento histórico
Nos anos 1920 e 1930, os funcionários públicos do governo chinês foram obrigados a usar o Zhongshan zhuang. Uma versão ligeiramente modificada do terno, adaptada para o combate, formou a base para os uniformes do Exército Revolucionário Nacional levando até a Segunda Guerra Sino-Japonesa, embora durante a década de 1930, como aconselhamento militar alemão e assistência ao Governo Nacional encerado, Uniforme nos elementos profissionais e as fileiras tornaram-se essencialmente aquela de Weimar e então Germany Nazi (including o capacete famoso).
Após o estabelecimento da República Popular da China, e especialmente durante a longa era maoísta culminando com a Grande Revolução Cultural Proletária de 1966-1976, o processo passou a ser amplamente usado por toda a população masculina como um símbolo da unidade proletária; Ele foi usado regularmente por quadros do Partido Comunista até a década de 1990, quando foi amplamente substituído pelo terno de negócios ocidental.
Símbolo da soberania nacional
O traje de Mao é usado nas cerimônias mais formais como símbolo da soberania nacional. Os líderes supremos chineses sempre usam trajes Mao para desfiles militares em Pequim, embora o vice-presidente e outros oficiais do Politburo usem ternos de negócios ocidentais. É costume para os líderes chineses usarem trajes Mao quando comparecerem a jantares estaduais. Nesta situação, o terno Mao serve como uma forma de vestido de noite, equivalente a um uniforme militar para um monarca, ou um smoking para um presidente.
O traje Mao também serve como uniforme diplomático. Embora os embaixadores chineses geralmente usam ternos de negócios ocidentais, muitos embaixadores chineses optam por usar um terno Mao quando apresentam suas credenciais ao chefe de Estado. A cerimônia de entrega é simbólica do reconhecimento diplomático que existe entre os dois países, por isso traz um nível mais elevado de formalidade que outras reuniões diplomáticas.
没有评论:
发表评论